Projeto pão da vida
Postado em: 07 de Agosto de 2024 por Rotary Club de Vinhedo
O projeto consiste em equipar uma sala para capacitação gratuita na área de gastronomia na nova sede da entidade, situada na Rua Gumercindo Vieira Rocha, 368, Residencial Flora, Vinhedo, SP, CEP 13280-168.
Os cursos são voltados para pessoas e comunidades, em parceria com o SEBRAE, o qual realiza pesquisas regionais anuais para identificar as demandas reprimidas existentes em diversas áreas, as quais possam ser atendidas, através de capacitações direcionadas, para a sociabilização de pessoas e comunidades carentes e mal atendidas pela administração pública.
Após as pesquisas e definidas as demandas, o SEBRAE realiza a contração do SENAC e SENAI para o desenvolvimento e aplicação das capacitações e estabelece parceria com as entidades que atendem estas pessoas e comunidades.
As capacitações possibilitam aos alunos a autonomia para se adequarem as oportunidades mais aderentes ao seu perfil, ou seja: empreenderem em seus próprios domicílios de forma autônoma; trabalharem em estabelecimentos comerciais/industriais; atuarem como multiplicadores nas comunidades e promover a organização de cooperativas, viabilizando assim a integração, sociabilização de pessoas e redução da pobreza.
Os maiores beneficiados serão as famílias que vivem em condições de vulnerabilidade e risco e demais pessoas atendidas pela entidade patrocinadora bem como as entidades parceiras que prestam o mesmo tipo de assistência, pois a infraestrutura estará disponível para ser compartilhada, permitindo, inclusive, a participação de outros segmentos da sociedade que poderão atuar como multiplicadores e integradores sociais.
A entidade beneficiada será favorecida da seguinte forma: obtenção dos equipamentos e utensílios necessários para equipar a sala de culinária que viabilizará as capacitações; fortalecimento da parceria com o SEBRAE e seus parceiros SENAC e SENAI; sinergia com o poder público e entidades assistenciais da região que poderão direcionar recursos para serem capacitados e primordialmente atender ao seu propósito de promover a integração social, geração de renda e dignidade aos assistidos.
A expectativa é de atender cerca de 324 pessoas/ano nas capacitações e cerca de 100 pessoas/ano que poderão utilizar a infraestrutura da sala de culinária nos horários que não estiverem ocorrendo os cursos.






